Tanto o ronco quanto a apneia são classificados como distúrbios do sono, e ambos estão relacionados com a passagem do ar pelo organismo: enquanto o ronco é gerado pelo bloqueio da respiração durante o sono, a apneia acontece quando a respiração é interrompida por conta do fechamento da passagem de ar na garganta. Mas o que isso tem a ver com odontologia? Tudo!
Para que o ar não sofra nenhuma obstrução até chegar às vias aéreas, é necessário que os ossos da face estejam em harmonia com outras estruturas do crânio, como os dentes. O dentista é o profissional que está mais capacitado para entender a anatomia dessa região, além de ser o responsável por prescrever o uso de aparelhos bucais, que são alternativas de tratamento tanto para o ronco quanto para a apneia.
O diagnóstico desses distúrbios pode ser feito a partir do exame de polissonografia, avaliação que consiste no monitoramento do sono por equipamentos eletrônicos durante a noite e que podem ser realizados por dentistas. Qualquer dúvida entre em contato com a gente.