Popularmente conhecidos como dentes do juízo, por nascerem por volta dos 17 a 20 anos de idade, os dentes sisos são os últimos a nascer. Tecnicamente chamados de terceiros molares, eles costumam ser, no total, quatro dentes, sendo dois superiores e dois inferiores. Mas, porque muitas vezes é preciso extrair o dente siso?
Quando um ou mais sisos permanecem dentro do osso, são chamados de sisos inclusos. Eles podem produzir reabsorções de dentes vizinhos, dores e, em alguns casos, até a formação de cistos. Pode acontecer também dos dentes nascerem pela metade, que são designados semi-inclusos. Se os dentes ficam mal posicionados na arcada, acabam provocando apinhamentos dos outros dentes e dificuldade de higienização, o que pode levar ao aparecimento de um tipo de inflamação gengival. Isso gera muita dor para o paciente, além de inchaço e irritação local, podendo irradiar, causando dores faciais, no ouvido, garganta, dores de cabeça, dificuldade de abrir a boca e até febre.
A extração dos sisos só poderá ser indicada após avaliação do Cirurgião Dentista, que irá examinar e indicar a melhor conduta a ser tomada. Em muitos casos, eles podem nascer bem posicionados, auxiliando na mastigação e na digestão dos alimentos.
Está sentindo dores nos sisos? Marque uma consulta para que possamos avaliar e propor o melhor tratamento para o seu caso. Conte com a gente!