O assunto é polêmico e cheio de controvérsias. Afinal, dar ou não dar a famosa chupeta para os bebês? Essa indecisão é muito comum para os pais. O reflexo de sucção do bebê é de sobrevivência, já que precisa sugar para se alimentar. Além disso, a chupeta acalma e é justamente com esse propósito que a maioria dos pais a oferece para os pequenos. Mas será que afeta o desenvolvimento do bebê?
A resposta é sim! Tanto a chupeta comum quanto a ortodôntica, trazem sim prejuízos ao desenvolvimento da criança, assim como o dedo. O uso produz alterações nos arcos dentais e na musculatura facial dos pequenos. Quando a criança já tem todos os dentes na boca, o uso prolongado da chupeta pode causar uma mordida aberta anterior.
Caso os pais optem pelo uso, a chupeta deve ser oferecida somente após o bebê ter mamado e estiver totalmente satisfeito. Assim, ela será utilizada apenas para suprir a necessidade de sucção não saciada durante a amamentação.
Após o período de amamentação, se a criança persiste com o hábito de chupar dedo ou chupeta, deve-se remover este hábito até, no máximo, os 18 meses de idade para diminuir os prejuízos ortodônticos causados por ela. Dúvidas em relação ao melhor pro seu filho? Nós podemos te ajudar! Marque uma consulta para que possamos avaliar seu bebê e dar as orientações necessárias para manter a sua boquinha sempre saudável.